Em Canavieiras, Biblioteca Afrânio Peixoto cataloga e amplia acervo

Durval Filho, diretor da biblioteca
Ascom

Ampliar o atual acervo de 12 mil para cerca de 20 mil exemplares e criar atrativos para atrair novos leitores são dois dos itens da proposta do diretor da Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, o professor e historiador Durval Filho. Outras atividades que atualmente estão sendo executadas são a catalogação de títulos e a criação de uma Hemeroteca, com a finalidade manter coleções de matérias históricas divulgadas em jornais, revistas e periódicos.

Explica o diretor da Biblioteca, que a Hemeroteca organizará a memória do Município de Canavieiras, através dos recortes de jornais, revistas e demais publicações noticiosas ou de cunho científico, bem como documentos históricos. Quase todo o material existente está em estado de decomposição e poderia ter sido perdido.

Para recuperar o documental histórico, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, firmou uma parceria com a Fundação Pedro Calmon, em Salvador, com o objetivo de capacitar os servidores para o trabalho de higienização e restauração. “Agora, esses documentos se transformaram em valiosas fontes de pesquisa histórica de Canavieiras e região”, informa Durval Filho.

Outra atividade a ser encetada pela direção da Biblioteca é a divulgação de uma campanha junto às escolas – professores e alunos –, com o objetivo de aumentar a frequência na pesquisa para os trabalhos. “Apesar da facilidade encontrada nos diversos sites de busca na internet, nem todas as páginas oferecem a segurança de autenticidade nas informações prestadas, a exemplo dos livros”, ressalta o professor Durval Filho.

Atualmente a Biblioteca Afrânio Peixoto dispõe entre seus volumes obras de referência, coleções, literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e em outros idiomas (doações de estrangeiros residentes em Canavieiras), dentre outras especialidades. Entre as obras raras, diversos clássicos da literatura, filosofia, antropologia, sociologia, história e economia, consideradas indispensáveis à formação intelectual de qualquer pessoa.